Palavras – chave: parkour, movimentos de parkour, parkour para iniciantes, le parkour.
Se fazer musculação, jogar futebol e ou natação, não são suas atividades preferidas e você quer começar algo novo, e que realmente te dê prazer, o parkour é uma ótima opção. Seu objetivo é se deslocar de um lugar ao outro de forma rápida e aplicando diversos movimentos do parkour. Se você quer começar e não sabe por onde, aqui vão 7 movimentos de parkour para iniciantes.
Rolamento: É um movimento de parkour muito importante para quem está iniciando, porque a técnica de rolamento é capaz de amortecer o impacto gerado por movimentos mais complexos. Para realizar a manobra, é necessário que o movimento seja sustentado pela lateral do corpo, ao invés da coluna. Começa com um mergulho que vai do ombro até abaixo da lombar.
Wall Run: Iniciantes do le parkour devem começar a praticar em muros e paredes mais baixas, usando os pés para dar impulso inicial, aumentando a velocidade para alcançar o topo da estrutura. O pé usado no impulso não deve ser muito alto para não arremessar você para trás, e os braços são muito importantes para que consiga se segurar no topo.
Safety Vault: Também está entre os movimentos mais fáceis de parkour para iniciantes. Pode ser executado com menor velocidade e impulso, basta estar próximo e se apoia com uma mão sobre o obstáculo e em seguida projetando o corpo e as pernas para o outro lado. No parkour é realizado em muretas, grades ou para peitos um pouco acima do quadril.
Monkey Vault: É um movimento também utilizado para atravessar um obstáculo, porém, os braços se apoiam sobre o obstáculo e as pernas passam para o outro lado encolhidas junto ao tronco sem tocar o objeto. O objetivo é cair em pé e fazer uma manobra de rolamento em seguida.
Dismount: Uma vez que você aprendeu a subir o obstáculo, agora você precisa aprender a descer. Para realizar o movimento basta sentar na borda do muro ou escada, apoia as mãos em um lado do corpo, girando o tronco 360º e apoiando o pé levemente na parede, deixando o corpo descer até o chão. O ideal é que finalize a manobra agachado evitando impacto nos joelhos.
Salto de precisão: Este é um movimento de parkour que exige muito controle do corpo, porque a intenção é aterrizar e permanecer em pé. Para evitar lesões é ideal que, na as pernas estejam flexionadas na saída do salto e na aterrissagem, devendo permanecer junto ao corpo durante o salto. Para praticantes de parkour iniciantes é indicado começar em locais baixos para ir evoluindo conforme for ganhando segurança, porque muitas vezes o local de aterrissagem é curto.
Tic Tac: É um movimento muito usado no le parkour, quando a intenção é mudar a direção que até então estava sendo seguida, porém essa mudança é feita com eficiência e velocidade. A manobra consiste em correr em direção a um objeto que seja fixo e alto, estender a perna contra e girar o quadril na direção que se pretende ir.