fbpx
Freerunning x Parkour

Palavras – chave: freerunning, parkour, le parkour, traceurs

Freerunning e parkour, são a mesma coisa? Não, de fato não são a mesma atividade. É normal pessoas leigas no assunto confundirem as atividades, mas fique tranquilo que vamos esclarecer para você.

O parkour, também conhecido como le parkour, foi criado David Belle. O parkour é a arte de se deslocar, ultrapassando obstáculos utilizando movimentos específicos da atividade e saindo de um ponto para o outro. Os praticantes de parkour receberam o nome de traceurs e o primeiro grupo que começou a praticar efetivamente se chamava Yamakasi, eles usavam os espaços urbanos para praticar suas manobras, aos poucos foram ficando conhecidos, outros grupos foram surgindo e o esporte foi ganhando proporção não apenas na pratica de atividades físicas, mas como um estilo de vida.

O freerunning, também é conhecido como 3R, é um estilo de corrida livre, foi criado por Sébastien Foucan, que estava junto com Belle na criação do parkour. O freerunning tem uma visão mais artística, do que precisamente a necessidade de sair de um ponto a outro, como é o caso do parkour, onde a intenção é o deslocamento superando os obstáculos. Os praticantes usam os espaços livres para executar manobras visando a beleza dos movimentos e a liberdade de executá-los. É uma atividade que incorpora além do parkour, movimentos usados na ginástica e capoeira. O atleta precisa fazer os movimentos enquanto corre, podendo incluir a subida em obstáculos, saltos ou movimentos acrobáticos. Diferentemente do parkour, o freerunning possibilita competições entre jogadores praticantes reais, mas também em jogos de computador.

O parkour e o freerunning estiveram por muito tempo fundidos como uma única atividade, mas acabaram por se separar quando já não tinha consenso entre as ideias dos criadores. 

Principais movimentos do parkour

  • Rolamento: É usado para finalizar movimentos que são de alto impacto, evitando a sobre carga dos joelhos.
  • Wall run: É o movimento que começa com corrida em alta velocidade, seguida de pé na parede, dando impulso para cima e alcançando o topo do obstáculo.
  • Cat leap: O movimento tem o mesmo fundamento do salto que os felinos dão para subir nos muros, consistindo em pegar impulso com os pés, saltar e agarrar o muro com as mãos.

Principais movimentos do freerunning:

  • Front Flip: É um salto moral para frente, que exige muita prática, sendo um movimento avançado do freerunning.
  • Butterfly Twist: Consiste em um salto na horizontal, dando uma volta no corpo e pousando no chão com a mesma perna que foi dado o impulso.
  • Wall flip: É parecido com o movimento feito no parkour, mas no parkour a intenção é alcançar o topo do obstáculo, já no freerunning, a intenção é dar um mortal na parede e voltar para a mesma posição original. Basta pegar um pequeno impulso, colocar o pé contra a parede, e dar o mortal.
  • Side flip: Se parece com o front flip, porém, é um salto mortal lateral. A base desse movimento é a famosa “estrelinha”, que toda criança quer aprender a fazer. É feito usando uma das pernas e o braço do mesmo lado, para que o impulso seja maior e se transforme em um mortal lateral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *