Palavra – chave: movimento, parkour, le parkour, traceur, manobra, pratica do parkour
Você quer aprender ou é iniciante na prática do parkour? Se sim, esse texto não é para você, mas se você já tem experiência na prática do le parkour e quer aprimorar suas habilidades, esse texto pode te ajudar muito.
Chegar no nível mais avançado da prática do parkour, exige do traceur muito esforço e dedicação, porque é preciso começar com os movimentos básicos, para adquirir resistência, consciência corporal e experiência para tentar técnicas mais difíceis de realizar. Se você já iniciou no mundo do parkour, continue lendo para descobrir os movimentos mais difíceis e como executar.
Lazy vault: É um movimento utilizando quando o traceur que passar de um lado para o outro, mas há uma barra ou mureta no meio, devendo ser feito lateralmente, sem haja necessidade de parar a corrida para atravessar. É necessário apenas que o praticante de parkour coloque a palma da mão no obstáculo, jogando uma perna para o outro lado, e em seguida a outra.
Double kong: Se parece com o kong básico, mas geralmente é usado quando o praticante precisa ultrapassar dois obstáculos de uma só vez, como por exemplo dos dois lados de um corrimão. O traceur pega impulso, bate as mãos no obstáculo e se projeta para frente, tocando com os pés e mãos o obstáculo do outro lado.
Cat leap: Também é um movimento do freerunning, sendo muito importante na pratica de le parkour, mas não é nada fácil de executar, sendo necessário quando há um muro como obstáculo. Além de dar o impulso certo, ainda é preciso ter força para se agarrar ao objeto usando apenas as mãos.
Dash Vault: É considerado um dos movimentos mais difíceis do parkour, porque exige muito no momento do impulso necessário para se projetar para frente. Quando um traceur está em cima de uma superfície alta, ele deve retirar os pés obstáculo, sustentando o corpo apenas com a força dos braços, e forçar para que seu corpo seja lançado para mais longe do obstáculo até alcançar o chão. Não é possível executar esse movimento em barras, porque as mãos precisam de espaço para se estabilizar e gerar o impulso.
Kong vault: A manobra é baseada nos movimentos do king kong, serve para se mover em alta velocidade sobre um objeto que é muito longo. É uma manobra que requer bastante habilidade e treino para que não ocorram acidentes. Começa com o traceur em alta velocidade vindo contra o objeto, ele pega impulso com os pés e mergulha sobre a base do objeto. Ao fim da manobra os braços devem tocar a superfície do obstáculo e recolher as pernas para junto do corpo, para evitar se chocar com o objeto. É um movimento que permite diversas variações como o Maneta kong, onde apenas uma mão toca a superfície, há também o doble e triple kong, kong gainer e o trevelling kong.