fbpx
Parkour: Como começar a praticar sendo iniciante

Palavras-chave: Parkour, parkour para iniciantes, movimentos do parkour

Iniciar uma nova atividade física nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando envolve movimentos até então desconhecidos, como é o caso do parkour. Muitas pessoas que sentem vontade de fazer parkour, vendo outros praticando, acabam pensando em desistir, porque acham difícil demais para elas, mas é preciso entender que o esporte tem diversas fases e há muitos movimentos de parkour para iniciantes. Conforme o tempo for passando as técnicas básicas vão sendo aprimoradas até que você possa executar todas as manobras com maior facilidade, porque para evoluir basta manter a mente aberta para novos desafios e ter vontade de aprender. Para que sua fase de adaptação seja muito mais tranquila, basta seguir algumas dicas.

Preparo físico

Para começar a praticar o parkour é indicado que você seja uma pessoa ativa e já pratique alguma atividade física, como corrida, musculação ou natação, porque elas te ajudarão a lidar com o cansaço, as dores musculares, além de dar maior resistência. A alimentação também é um fator importante, como em qualquer outra atividade física, é indicado se alimentar, com boa ingestão de proteínas e carboidratos, mas as refeições devem ser pelo menor 2 horas antes do treino, visto que os movimentos exigem esforço e se feitos de barriga cheia podem provocar mal estar.


Vá com calma e respeite seus limites

Os movimentos do parkour, exigemmuita concentração e domínio do corpo para serem executados de forma certa, por isso siga seu ritmo, não seja apressado, entenda que o aprendizado é como uma escada, e cada degrau é algo novo. Foque em aprender os movimentos do pakour para iniciantes, então faça repetidamente até que tenha segurança para subir mais um degrau. Não se compare com ninguém, principalmente se essa pessoa já pratica a mais tempo que você. Pratique sempre no seu tempo.

Vista-se adequadamente

Como todo o esporte, o parkour tem seu grau de perigo, principalmente para alguém que está começando a praticar. Por isso, use roupas leves, que te permitam ter flexibilidade, e que não deixe pernas ou braços expostos. Use acessórios que podem ajudar a iniciar com maior segurança, como luvas de borracha e cotoveleiras. O tênis também é um item muito importante nos movimentos de parkour, eles devem ter amortecedores para reduzir o impacto e devem ser confortáveis e leves.

Peça ajuda

Um novo praticante geralmente está inseguro com os movimentos do parkour, as vezes não sabe por qual começar, nem onde treinar. Caso sua região não tenha “academias de parkour”, o ideal é encontrar praticantes experientes com quem treinar, porque eles poderão te indicar os melhores locais para praticar, quais são os movimentos de parkour para iniciantes e como se preparar fisicamente para os treinos. Comunidades em redes sociais podem ser úteis para encontrar grupos próximos a você, para que se sinta ainda mais motivado a não desistir da atividade e aprenda a executar o parkour da melhor maneira possível.

Deixe um comentário