Palavras – chave: parkour, le parkour, parkour em São Paulo, traceur, academia de parkour
Quem é de cidade pequena sabe, não existem muitas opções de esportes e atividades físicas além daquela famosa “pelada”, musculação e no máximo um crossfit, quem dirá locais adequados para quem quer iniciar a prática de parkour. Muitas pessoas desses locais, se quer tiveram a oportunidade de ver de perto um traceur, que são os praticantes de parkour, fazendo alguma manobra, e para alguns pode ser até estranho ver homens ou mulher escalando muros, pulando obstáculos.
Porém, não ter uma academia de parkour na sua cidade, não quer dizer que você não possa praticar o le parkour. David Belle, criador do parkour, trazia em sua essência a prática da atividade em espaços urbanos, para conseguir ter maior contato com a natureza, explorar lugares que ainda não são frequentados, ter contato com pessoas e lugares da cidade. Quando praticado ao ar livre é sempre possível diversificar os obstáculos e movimentos, diferentemente de quando a prática é feita em uma academia de parkour por exemplo, onde os obstáculos além de serem sempre os mesmos, ainda são limitados pela estrutura do lugar. Em cidades pequenas, é possível praticar parkour em parques, na praça da cidade, utilizando postes, árvores, muros, escadarias, parapeitos e ou qualquer outra estrutura de sirva de obstáculo.
Onde treinar parkour em São Paulo?
Na maior capital do país as opções são muitas. Para quem prefere academia existem a ParkourCity que é bem moderna e diferente, e que foi fundada pelo Farias PK. Quando se trata de espaços urbanos públicos, as opções são infinitas, por conta do tamanho da cidade. O Parque Ibirapuera possui muitas possibilidades, com muitos obstáculos para saltar, já para quem prefere as escaladas, a Praça da liberdade é uma ótima opção. São Paulo tem também o Centro de Esportes Radicais, que conta com diversas estruturas para todos os níveis de praticantes de le parkour. Agora sim ficou fácil encontrar um lugar para praticar parkour em São Paulo.