Palavras – chave: parkour, le parkour, atividade física, traceur, manobras de parkour, regras do parkour
A prática de parkour no Brasil começou no ano de 2004, sendo uma atividade relativamente nova, mas a pesar de ser jovem é bastante estruturada. Existe muito preconceito, algumas pessoas pensam que são vândalos destruindo as estruturas públicas e fazendo arruaça. Quem acompanha de perto o parkour, sabe que não é assim, existem regras a serem seguidas, para que tudo permaneça sobre controle, por isso é muito importante, principalmente para quem está iniciando, conhecer e seguir as regras do parkour. O intuito de praticar as manobras, vai além da atividade física, visando o controle do corpo e mente, vencer obstáculos e evoluir.
Os praticantes de parkour, chamados de traceur, são proibidos de entrar em propriedades privadas para realizar as manobras. É inegável que há preconceito com quem pratica o esporte, principalmente se estiver pulando muros de casas ou empresas. Existem muitos locais públicos em que é possível realizar as manobras parkour sem ter problemas, como praças, parques ou até mesmo locais planejados para isso, como as academias de parkour.
Em qualquer esporte que seja, brigas não são aceitas. Imagine pessoas que admirem a modalidade assistindo a um episódio de briga entre os participantes, é péssimo. A intenção é que as pessoas admirem, tenham vontade incentivar os filhos a praticarem, e sintam que os traceurs levam o parkour a sério.
Uma grande regra, que deve ir além da prática do parkour, é a de vencer seus medos e superar seus limites. Se na sua vida essa regra não for seguida, você não terá medo apenas das manobras, terá medo de arriscar em qualquer área. Por isso, procure aprender e ter segurança para realizar as manobras do parkour, se dedique e não desista, assim como você, outros também sentiram medo e inseguranças, mas não deixe isso se tornar maior que o prazer de praticar uma atividade que antes era considerado uma realidade muito distante.
Não seja egoísta, praticar em equipe é muito importante para que todos consigam evolui. Ensine as manobras de parkour para quer começar, isso é muito importante para o reconhecimento do esporte. Nunca se esqueça que tudo que sabe, alguém que praticava a mais tempo te ensinou, então seja paciente.
Outra regra muito importante é cuidar do espaço que você pratica os treinos. Nem todo local que parece ideal para praticar parkour pode ser usado, como já comentamos antes, propriedades privadas é um deles, por isso é muito importante conservar os locais que permitem praticar o parkour. Mesmo os locais públicos tem suas regras, e para manter a harmonia entre os praticantes e a população, ou a própria prefeitura é importante respeitar as normas do lugar. Sempre que houver alguém responsável pelo local, peça permissão, são pequenas atitudes que podem tornar as pessoas menos preconceituosas e mais interessadas em entender e aprender mais sobre o parkour.